Armário Cápsula: O que é, e como montar o seu
Você sente dificuldade na hora de montar um look? Se sim, este conteúdo é especialmente para você. É possível que, mesmo com um guarda-roupas cheio, não tenhamos liberdade para combinar as peças e usemos os mesmos looks todos os dias. Se você se reconhece aqui, pode ser então que o problema do seu guarda-roupas seja a falta de harmonia entre as peças. Mas como resolver?
É simples, uma ótima opção é aderir ao armário cápsula. Não sabe o que é? Vem que vou te apresentar esse conceito... Para começar, vamos entender como é possível otimizar seu tempo e economizar dinheiro aderindo ao armário cápsula e, então, como fazer escolhas mais assertivas na hora das compras e, com isso, elevar seu guarda-roupas a outro patamar.
O QUE É UM ARMÁRIO CÁPSULA?
Ter um armário cápsula, basicamente, significa reduzir a quantidade e melhorar a qualidade das peças. A ideia é que a frase "não tenho nada para vestir" saia do seu repertório e você consiga utilizar tudo que tem no seu guarda-roupas.
Peças versáteis e atemporais serão as protagonistas nessa jornada, enquanto as que não funcionam serão minimizadas. Afinal, se você só usa 60% das suas peças, por que não ter um armário 40% menor?
COMO TER UM ARMÁRIO CÁPSULA?
O primeiro passo é conhecer bem o seu estilo. Se você ainda não sabe qual é o seu, recomendo que você leia Como Encontrar o Meu Estilo. Pode ser que você tenha descoberto o seu estilo, mas entende que ele não transmite a imagem que você deseja. Se esse for o seu cenário, fica tranquila que aderir ao armário cápsula vai te ajudar nessa transição também.
O segundo ponto é realizar uma análise de tudo que você tem no seu guarda-roupas. Tire um tempo para organizar suas roupas em dois grupos: o que irá permanecer e o que será tirado. Então você me pergunta: "Mas como saber o que é interessante deixar e o que deve sair?"
Se você leu o Como Encontrar o Meu Estilo que eu disponibilizei, você aprendeu como buscar por referências dentro do seu estilo de forma fácil usando o Pinterest. Se você quer um armário Clássico, é hora de tirar todas as peças com estampas ou cores demais. Escolha uma paleta de cores que mais te represente e foque nela. Inicialmente é legal optar por cores neutras, não tem erro.
Não existe uma fórmula pronta sobre quais e quantas roupas você deve ter no seu armário cápsula. Isso depende da sua necessidade e rotina. O que se deve ter em mente é que as peças precisam fazer sentido entre si. Então, se você tiver 12 peças de roupas (3 partes de baixo, 6 partes de cima e 3 calçados), você precisa ter 54 looks à sua disposição. Claro que você pode ter uma ou outra peça mais extravagante seja na cor ou modelo, mas isso vai diminuir sua possibilidade de diversificação.
O terceiro passo é maximizar suas opções. Na hora das compras, opte por peças-chave dentro do seu estilo, evite compras impulsivas e sem direcionamento. Invista em peças de boa qualidade, pois, com uma quantidade menor de peças, você irá utilizar cada uma mais vezes.
ALGUMAS PEÇAS-CHAVE QUE VALE A PENA INVESTIR:
Existem algumas peças que, além de versáteis e atemporais, são coringas dentro de qualquer um dos 7 estilos universais, como:
- Camisa branca
- Calça alfaiataria bege/preta
- Calça jeans lavagem intermediária
- Blazer
- Jaqueta ou Colete
- Tênis branco ou Mocassim bege
- Bota
Agora que você já tem as dicas que precisa, vamos à prática. Ah, quero saber se deu certo por aí. Beijos, até mais!
Por Larissa Viegas.